Em conversa de café com algumas pessoas da Microsoft, fiquei a saber de uma feature interessante do WSS + Excel, nomeadamente da possibilidade de ter listas criadas e editadas no Excel sincronizadas com listas WSS, e em funcionamento offline.
Melhor ilustrar:
O primeiro passo é criar uma tabela no Excel 2003, como esta. A seguir cria-se uma lista no Excel, e escolhem-se os dados e indica-se que a lista tem cabeçalho. Depois de criada, é preciso publicar para o SharePoint, em Data > List > Publish List. Introduzem-se os dados de publicação, faz-se Next, confirmam-se os campos e depois Finish. Nesta altura o Excel vai criar a lista no WSS, e copiar para lá os dados do Excel, apresentando no final uma confirmação.
Depois disto, podemos ir verificar que no site/lista está tudo o que estava no Excel. Desligamos a rede, e vamos para o cliente recolher requisitos, bug reports, notas, apontamentos, etc. Voltamos ao escritório, e ou publicamos as nossas alterações, ou descartamos as alterações e actualizamos o Excel com o conteúdo da lista.
Voilá! Listas offline. 🙂
jota