Algumas das coisas engraçadas que se pode fazer com o ASP.NET 2.0 e o SPS 2007
1) Criar uma web-part que suporte drag/drop,user-personalization e costumização, e utiliza-la numa aplicação ASP.NET 2.0, ou dentro do SharePoint 2007 num site WSS 3.0.
2) Criar um class library, controlo, ou página que use Membership, Roles, Profile, ou Site Navigation APIs e reutiliza-la tanto em aplicação ASP.NET 2.0 como em sites de SharePoint/CMS. O SharePoint virá com um conjunto de SharePoint providers que se podem utilizar usando a ASP.NET 2.0 Provider API (por exemplo: um provider de SharePoint que integra as páginas e listas de SharePoint Page debaixo da ASP.NET 2.0 Site Navigation API). Isto significa que se pode utilizar a mesma API’s, em mais do que um projecto, mesmo que host mude.
3) Podemos também adicionar providers desenvolvidos à medida que extendam o SharePoint ou o WSS como se estivessemos a criar um site ASP.NET 2.0 normal. Como o SharePoint us a ASP.NET 2.0 APIs para coisas como Membership, isto significa que se pode mudar facilmente o modo de autenticação e membership usadas pelo SharePoint (a versão anterior só usava Windows Credentials). O Sahil Malik criou um post no seu blog sobre como fazer isto. No post do Sahil’s, ele usa o default ASP.NET Membership Provider para permitir usar os Forms Authentication num site de SharePoint. O fixe disto é que se pode adicionar *qualquer* ASP.NET membership provider e trabalhar com ele. Para fazer download de ASP.NET providers clique aqui, customiza-os ou cria novos, e adiciona-os ao SharePoint ou ao WSS.
O melhor de tudo, é que se pode desenvolver projectos usando o SharePoint ou o WSS (nota: Windows SharePoint Services é de borla, apenas sendo necessário ter um licença de Windows 2003 Server), e com isto criar soluções com tudo o que o Sharepoint tem (document management, collaboration support e client Office tool) e por cima customizar com as necessidades que o solução tenha.
?>