Estive em há duas semanas atrás no PnP Summit, realizado em Reading. Foram 3 dias de conferência (muito menos intensa que o TechEd!), com algumas apresentações bastante interessantes. Destaco as seguintes:

“SOA: Problems, Pitfalls and Pretty Good Practices”, apresentada por Arvinda Sehmi da Microsoft EMEA (e responsável pelo Architect’s Journal). Aquilo que se sabe no concreto sobre SOA ainda não é muito, mas nesta apresentação falaram-se de algumas das coisas que já se sabem. Ficaram ainda 3 fontes de informação recomendadas: Zapthink, o livro “Service-Oriented Architecture: A Field Guide to Integrating Xml and Web Services”, de Thomas Erl, Prentice Hall, e o (já famoso) artigo “Metropolis”, do Helland, no MS Architects Journal #2. Fica também a informação de que o #3 do Architects Journal sai em início de Julho.

Nas restantes apresentações destaco ainda “Platform Interoperability”, do Ted Neward (responsável pelo TheServerSide.Net), muito prática, animada, e com diversos exemplos; e as duas apresentações de Woitek Kozaczynkski do MS Platform and Architecture Group, “P&P In Product Guidance” (entre outras coisas sobre Software Factories e Recipes, uma das novidades do novo VS) e “Application Framework for Development of Distributed Enterprise Applications (Shadowfax)” (sobre o Shawdowfax, agora chamado de Enterprise Development Application Framework, EDAF). Daqui saiu a info de que a MS não planeia investir tanto em código, nos esforços do PAG, como investiu no Shadowfax (e quem já o conhece sabe que é bastante complexo), mas que em termos de documentação (guidance) são de esperar vários novos conteúdos. O argumento é simples e lógico: o Data Access App Block (p.ex.) e o coisas como o Shadowfax estão em extremos opostos. O primeiro muito simples e de utilização ampla, o segundo muito complexo, aplicável em poucas situações, e mais caro de desenvolver.

Os PowerPoints estão disponíveis, durante não sei quanto tempo, em: ftp://ftp.guideddesign.com .

A terminar, duas curiosidades: o documento Improving .Net App Performance & Scalability (com as suas mais de mil páginas) terá custado à MS mais de USD 1 Milhão na produção; o nome de código “Shadowfax” refere-se a um cavalo branco que foi estrela aí num filme sobre aneis — e curiosamente, outro nome de código recente da MS é “WhiteHorse”… 🙂

jota

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here