1º) Já está terminado o documento de Integration Patterns da Microsoft. É um dos mais documentos mais interessantes, juntando… integração… e patterns. 🙂 Inclui a descrição de do cenário “Global Bank”, concebido em contacto real com clientes, e que tinha também vários pontos de contacto com o Shadowfax (que segundo este post vai ser partido aos pedaços e deixar de existir de forma independente).

2º) Saiu também um whitepaper no GotDotNet intitulado “Biztalk Server 2004 Adapters: A Developer’s Guide“. Não é um documento simples, pelo contrário, mas nunca se sabe se não vai ser preciso desenvolver adapters… e com a relativa escassez de documentação que existe sobre o Biztalk 2004, tudo ajuda.

3º) Finalmente, depois de batalhar um bocado com o CMAB no sentido de o fazer funcionar dentro de um componente desenvolvido para Biztalk, acabei por deixar a configuração dos meus componentes no BTSNTSvc.exe.Config e não no Machine.Config. Esta configuração aponta para outro ficheiro (podia “apontar” para o registry muito facilmente), este sim numa pasta aplicacional, onde estão os pares atributo-valor, numa HashTable serializada. A solução não é perfeita, infelizmente.

Termino com uma dica sobre a utilização do CMAB para guardar dados no registry: ao contrário daquilo a que estamos habituados, este App.Block (Out-of-the-box) guarda a informação numa longa string XML, e não em pares atributo-valor como é/era convencionar fazer-se. Isto é muito pouco intuitivo, e fez-me perder algum tempo.

jota

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here