O problema: numa configuração Small Server Farm, tal e qual como descrita na documentação, o SPS queixa-se de “topologia não suportada”, o que impede – entre outras coisas – a realização de backups.

Depois de algum tempo com este problema, foi aberto um caso com a MS, que recomendou a re-criação da BD de Configuração, e o re-attach das BD’s de conteúdo antigas. Decidimos avançar por aí.

15:00 Problema de topologia não suportada num SPS em produção.

15:05 Realização de backup SQL às 4 bases de dados que suportam o SPS.

15:10 Modificação das atribuições de componentes aplicacionais (Web, Search, Index e Job Server), que foram limpas.

15:15 Disconnect da BD de Configuração, e criação de nova BD de configuração.

Entre esta hora e as 17:15, tentativas variadas de ligar o portal às BDs de conteúdo previamente existentes. Telefonemas de utilizadores a queixar-se de indisponibilidade do sistema.

17:15 Já com apoio telefónico da MS, repetição de todos os passos tentados durante as 2h anteriores, sem sucesso.

17:50 Plano de contingência: voltar à BD de configuração anterior, restaurando também as “component assignments” prévias.

18:00 Na página da Central Administration, o erro de topologia… desapareceu (!). O portal parece totalmente funcional, com a excepção da pesquisa: “No results are available due to a network failure. Please contact the portal’s administrator.”

Dia seguinte

15:00 Análise do Event Log (nada) e dos logs de pesquisa do SharePoint, que numa das suas linha diz: Could not find stored procedure ‘dbo.proc_MX_getVersion’.

15:10 Número de resultados por pesquisas por proc_MX_getVersion no Google e Google Groups: 0 (zero). 🙂

15:15 Análise às bases de dados do SharePoint. Nenhuma delas tem este Stored Procedure. A BD xxx_SERV, no entanto, tem uma tabela chamada “MX_Version“.

15:20 Restauro, para uma nova BD, do backup da xxx_SERV das 15:05 do dia anterior.

15:30 Comparação dos stored procedures existentes nas duas bases de dados. A base de dados restaurada de backup tem vários proc_MX_*, nenhum dos quais existente na versão actual, além de um proc_getPortalBuildVersion e um proc_getPortalSchemaVersion.

16:00 Criação na base de dados nova dos 16 Stored ProceduresMissing In Action”.

16:20 Realização de full update ao Portal Content bem sucedido.

16:30 A pesquisa funciona. Sucesso. 🙂

Claro que entretanto, o catálogo de non-portal content ficou limpo quando fiz um full update. E descobri um problema que já acontecia há 10 dias, relacionado com o Exchange usado para enviar notificações, na sequência do qual são escritos erros no Event Log de 10 em 10 segundos.

Mas isso são outras 24 horas. 🙂

jota

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