Na passada quarta-feira realizou-se no CCB o Architect Forum 2005, “patrocinado” pela Microsoft e pela Thought Works, e todo dedicado a Patterns de Integração. Houve 4 apresentações, deixo breves notas sobre cada uma:

Patterns in the Enterprise – Erik Dorenenburg (ThoughtWorks)

A abrir, uma apresentação da ThoughtWorks sobre alguns patterns do Enterprise Integration Patterns. Sem novidades relativamente ao que se pode ler no livro, esta apresentação teve a sua quota parte de evangelização para o recurso a patterns (“Code reuse can be difficult… but knowledge reuse can be valuable”), um pouco na constatação que mesmo com OO a reutilização a sério não tem funcionado. Houve também dois exemplos de arquitecturas, e uma enumeração de algumas “Interop Technologies”, acabando – como esperado – com a defesa do modelo de Messaging e dos Web Services (especialmente quando deixarem de ser usados apenas como RPC).

Integration Patterns – Christopher Baldwin (Microsoft)

Esta sessão foi uma apresentação muito sumária do documento de Integration Patterns da Microsoft. Infelizmente algo lenta e superficial, deixou um pouco a desejar, e não acho que tenha sido justa para o documento em causa. Neste documento os patterns são organizados em 3 níveis: Integration Layer, System Connections e Integration Topologies, e a maior parte do tempo foi dedicada ao primeiro destes.

Evolutionary Enterprise Enablement – Nick Hines (ThoughtWorks)

Talvez a apresentação mais interessante, partiu de um problema real, apresentou-se o Gregorgram 🙂 que resolvia o problema de integração em causa, e depois descreveu-se brevemente como foi implementado (sobre BizTalk 2004) cada um dos patterns utilizados.
Foi também referido que no decorrer do projecto descrito – e na realização dos testes ao mesmo – se iniciou o desenvolvimento de uma framework para testes unitários de soluções de integração, o BTSUnit, que deve ficar disponível na net dentro 1-2 meses. Finalmente, no que respeita a deployments, a solução do Scott Colestock parece ser já universal.

Web Services: Interoperability + Integration – José António Silva (Microsoft)

A terminar o dia, o Zé Tó falou sobre os patterns de System Connections do Integration Patterns da MS, e que correspondem aos Message Endpoints do Hohpe. Foco também em questões de interoperabilidade de WS’s, com referências ao WS-I, WS-I Basic Profile 1.0, os 4 tenets do SOA, algumas dicas para a utilização interoperável de web services, e alguns slides repetidos de apresentações anteriores. O Url a fixar é este.

Resumindo: Não foi um evento com muitas novidades, mas foi interessante ver a Microsoft e a ThoughtWorks juntas, e ter contacto mais próximo com outras pessoas a utilizar e a seguir este tipo de patterns. A repetir. 🙂

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here