á me perguntaram várias vezes sobre o ambiente de desenvolvimento necessário para BizTalk. O modelo é exactamente o mesmo que o usado para o ASP.NET, por exemplo: o desenvolvimento é efectuado localmente no PC de cada elemento da equipa, que deverá ter instalados todos os requisitos do produto:
– BizTalk Server 2004 SP1
– Visual Studio 2003 SP1
– Sql Server 2000 SP4
– Sql Server 2000 Analysis Services SP4
– Windows 2003 Server ou Windows XP SP2 (neste último caso, sem funcionalidades BAM).

Caso já se esteja a utilizar o BizTalk 2006, o ambiente deverá ser:
– BizTalk Server 2006
– Visual Studio 2005
– Sql Server 2000 SP4 ou Sql Server 2005
– Sql Server 2000 Analysis Services SP4 ou Sql Server 2005 Analysis Services
– Windows 2003 Server ou Windows XP SP2 (neste caso, sem funcionalidades BAM).

Eventualmente, se pretendido, pode utilizar-se um único Sql Server partilhado entre todas as instalações, mas nesse caso recomendo que se criem conjuntos de bases de dados distintas para cada posto de trabalho (o BizTalk cria várias bases de dados), o que se faz durante o processo de configuração do produto. Ex: “PC1BizTalkMsgBoxDb”, “PC2BizTalkMsgBoxDb”, etc.

Uma prática muito frequente, e que simplifica o trabalho, consiste em desenvolver integralmente usando máquinas virtuais, mas com atenção caso se queiram colocar várias destas ligadas à rede, uma vez que mudar o nome de uma VM já instalada com BizTalk (por forma a evitar conflitos na rede) é tarefa muito complicada, que não recomendo.

Aqui está a página Microsoft com os requisitos (a indicação de 1Gb mínimo de RAM é para levar muito a sério).

Mais uma vez tal como sucede com o Asp.Net, os projectos BizTalk podem/devem estar no Visual Source Safe.

Em relação ao motor de regras no BizTalk, tanto na versão 2004 como na 2006 ele pode ser usado em .Net, isto é, sem ter de ser necessariamente invocado de dentro de uma orquestração. No entanto, se na versão 2004 o BizTalk tem de ser instalado integralmente, na 2006 o motor de regras pode ser instalado individualmente (nota: não tive oportunidade de confirmar isto). Note-se que o motor de regras não é licenciado em separado, no entanto.

Falando de licenciamento, já está disponível alguma informação sobre o 2006 (bem como o 2004, claro). A comparação é simples: a versão 2006 aumentou um pouco de preço, mas inclui agora um largo conjunto de adaptadores que antes se teriam de adquirir em separado, mas a versão developer baixou de preço, e a partner edition deixou de existir.

[Cross-Posted de http://www.arquitecturadesoftware.org/blogs/joaomartins]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here