Nas últimas duas semanas tenho estado a usar o Windows Vista no meu portátil (Dell D820: dual core, 2.11ghz, 2gb ram, sata), e estou bastante satisfeito com a experiência até agora. Não tive quaisquer problemas com drivers em falta, nem incompatibilidades de maior: o Camtasia Studio 4 da TechSmith (só pode ser usado para captura, não para edição; já o SnagIt 8.2 funciona na perfeição, o Camtasia não deve demorar). O PerfectDisk 8 da Raxco já suporta Vista, bem como o TrueImage Home da Acronis ou o Microsoft Money 2007 e o Office 2007, obviamente. Outros que já testei sem ter problemas são o Skype, o FeedDemon, o CoreFTP, o Windows Live Writer e o Acrobat Reader 8. O Intellipoint (6.1) para o meu Wireless Laser Mouse 6000 faz um flicker quando uso o magnifier, acho que é este o único problema de drivers que tenho até agora (apesar de ser chato, porque usava muito o magnifier).

Em relação a ambientes de desenvolvimento, é sabido que o Visual Studio 2005 e algumas versões do Sql Server parecem ter pequenos problemas de compatibilidade. Para contornar isto, enquanto não for corrigido definitivamente, recomendo vivamente (aliás, mesmo com XP) que se desenvolva exclusivamente em Virtual Machines, quer com o Virtual PC (o beta do 2007 está disponível no Connect e tem funcionado bastante bem) quer com o Virtual Server 2005 R2. Não sei como se comporta o Vmware sobre Vista, mas suponho que já haja alguma versão a suportá-lo.

Em relação a aspecto gráfico, o Aero é um espectáculo! 🙂 Apesar de a placa gráfica não ser nada do outro mundo (NVidia Quadro nvs120), a imagem é muito agradável e rápida q.b. para a minha utilização, apesar de ser o item mais fraco do meu Vista Performance Index (o processador e disco estão acima dos 5, os gráficos pelo 3.5). No único jogo que tenho instalado, o Company of Heroes, o desempenho aumentou das 6fps no Xp Sp2 para 10fps no Vista, o que é interessante (sempre com os drivers mais recentes).

Outro aspecto que me agrada bastante é o novo "menu de Start". Em vez da habitual navegação em menus à procura da aplicação a lançar (que ainda é possível, mas de outra forma), o acesso às aplicações é baseado na pesquisa. Se quero lançar o Word escrevo "w" e carrego em return. Os primeiros resultados da pesquisa são sempre as aplicações, depois os favoritos, e finalmente os meus documentos. Muito conveniente, e mais rápido que o método tradicional.

Um aspecto a que ainda não me habituei é o novo Windows Explorer (porque é que não consigo remover dali o "Favourite Links"?), apesar de ter detalhes interessantes, como a caixa de pesquisa. A estruturação das pastas "built-in" mudou (por exemplo, "Documents and Settings" desapareceu), agora é simplesmente c:\Users\jota\ . Aqui existe uma estrutura de pastas com Favoritos, Imagens, Pesquisas, Contactos, Documentos, Desktop, Downloads. Não tenho nada contra isto, mas nunca recorri à estrutura de pastas sugerida pelo Windows para guardar as minhas coisas, e não é agora que vou começar 🙂 . Já os gadgets são algo que tem piada, e cada vez há mais na galeria. Acho estranho o facto de serem programados em Javascript, no entanto.

Estou à espera do meu USB Apacer Handy Steno para testar o ReadyBoost.

No geral, a minha impressão é bastante positiva, e estou satisfeito com a mudança. Recomendo!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here