É já na próxima semana a terceira edição do TechDays, com a que me parece ser provavelmente a melhor agenda de todas até aqui.

Vou fazer duas sessões relacionadas, a INT05 e a INT06:

INT05 – Utilizar o BizTalk Server como Enterprise Service Bus (ESB)
Dia 12 Sala A2 15:45
O termo ESB é amplamente utilizado na indústria, mas nem sempre devidamente compreendido. Esta sessão pretende explorá-lo, ilustrando simultaneamente como é que as potencialidades nativas do Microsoft BizTalk Server 2006 R2 podem ser expandidas pela utilização do Microsoft ESB Guidance Package. A sessão vai incluir vários exemplos técnicos, e assume-se experiência com a arquitectura e conceitos de BizTalk Server 2006 ou BizTalk Server 2006 R2. Vai ainda procurar ter ligações com a sessão INT06.

INT06 – Viagem ao Centro da Núvem – O Internet Service Bus (ISB) e os BizTalk Services
Dia 13 Sala A6 13:30
Os BizTalk Services, ou BizTalk.Net, é uma nova oferta da Microsoft que permite montar aplicações Software + Services usando um ambiente de intermediação localizado na Internet. Esta sessão vai descrever os BizTalk Services e as suas potencialidades, e demonstrá-las técnica e funcionalmente com diversos exemplos práticos. É recomendável para esta sessão algum conhecimento de WCF, que faz ponte com a sessão INT05.

A primeira sessão vai apresentar e demonstrar o Microsoft ESB Guidance Package, um desenvolvimento dos Patterns&Practices que extende do BizTalk Server 2006 R2 para cenários «ESB». A segunda sessão, que – note-se – não tem tecnologicamente nada a ver com BizTalk Server, mas antes com WCF, vai apresentar e demonstrar os BizTalk Services, o Internet Service Bus da Microsoft. As duas sessões podem ser vistas de forma independente, mas vou procurar fazer uma ponte, e reservo uma surpresa para o final da segunda sessão.

Uma segunda nota sobre a INT06 refere-se ao facto de ser uma versão encurtada e expandida da sessão de que falo aqui. Encurtada porque a foquei apenas nos BizTalk Services, e expandida porque aumentei o detalhe desta mesma componente. 🙂

Além das duas sessões acima, destaco ainda uma realizada pelo André, colega na Create It. A sessão é a COL04:

COL04 – Desenvolvimento de Aplicações Sofisticadas com Microsoft Office SharePoint Designer 2007
Dia 14 Sala A2 11:15
Descubra como construir aplicações web compostas e sofisticadas, com utilização de workflows, sobre a plataforma SharePoint. Desde o suporte para o web design de acordo com os standards, às novas capacidades de edição de dados da Data View/Data Form Web Part, o SharePoint Designer tornou-se uma poderosa arma no arsenal de qualquer designer e developer de SharePoint. Esta sessão explora como construir aplicações de tracking e reporting que acedem a uma grande variedade de fontes de dados, usando a Data View Web Part e o Workflow Foundation. Aprenda também como aplicar customização às suas páginas de SharePoint em apenas alguns clicks, recorrendo a ferramentas modernas como Master Pages e Cascading Style Sheets (CSS).

O André tem muita experiência com SharePoint, como o blog dele atesta, e esta será certamente uma sessão interessante.

Finalmente, vão ainda haver várias sessões de colegas do GASP que destaco, como sejam o Zé Tó (“José António Silva”), Luis Falcão, Tiago Pascoal, António Cruz, Denis H., Miguel Madeira, Paulo Morgado, Hugo Batista, Luis Almeida e Nuno Cândido Antunes. Muita gente! 🙂

Finalmente, entre os convidados de fora, as sessões que me despertam mais curiosidade são as do Stephen Forte (que conheci no último TechEd onde fez sessões interessantes), Beat Schwegler (um visitante frequente), o Rob Miles dos jogos XNA que em breve vão correr não apenas em PC e XBOX360, mas também – segundo o anúncio no GDC2008 –  no meu ZUNE v2!  🙂 Venham-me lá falar do iPod. 🙂 Há ainda o Daniel Fisher e o Michael Willers, que estiveram em Portugal o ano passado para apresentar um evento Industrial Strength .Net, e obviamente o Raymond Chen, no que promete ser uma sessão imperdível.

E a terminar, é claro, há os outros MVP’s tugas que vão apresentar, como os “móveis” João Paulo Figueira e o Alberto Silva.

Muita gente interessante, e muito para aprender. See you there.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here