Acabei de ler na semana passada o livro The Long Tail : Why the Future Is Selling Less of More

Um livro muito interessante para quem pretende entender melhor como apareceram, e porque, empresas/negócios como o ITunes, Amazon, Rhapsody, Netflix.

O conceito Long Tail tem por base a disponibilização de produtos que de outra forma dificilmente chegariam ou eram descobertos no mercado.

Os negócios tradicionais com a Wall-Mart's ou Staples, apenas vendem produtos que têm um grande mercado, cd e dvd que são hits, os livros de escritores conhecidos, visto terem um constrangimento, que é o espaço fisico das suas lojas.

Os négocios online não têm este contragimento podendo desta forma colocar um leque alargado, melhor muito alargado, de produtos sejam livros, mp3 ou dvd's.

Para se ter uma ideia da grandeza o Rhapsody tem cerca de 19 vezes a quantidade de músicas vendidas na Wall-Mart's (cerca de 39.000), ou seja, existe milhões de música que nuncam vão ser colocadas à venda nas grande superfícies.

Outro exemplo é o de uma empresa que fabrica liquidificadores e que os produz em cerca de 15 cores diferentes. O modelo de negócio que eles têm é o de fazer contratos de exclusividade com as grandes cadeias, como a Wall-Mart's, onde colocam à venda as cores branco e preto mais uma cor exclusiva.

O que acontecia é que os clientes tendo de escolher entre branco, preto e uma cor tipo laranja ou verde alface acabam por obtar quase sempre pelo preto ou pelo branco por serem cores mais habituais para electrodomésticos.

Quando implementaram a loja online e disponibilizaram todas as cores, os clientes passaram a ter um leque de 15 cores para escolher e após um ano da loja online, embora o preto e o branco continuassem a ser as cores mais compradas, todas as outras cores tiveram pelo menos um compra.

Ao fim de 2,3 anos tiveram outra interessante conclusão em cada ano havia uma cor, para além do preto e do branco, que vendia mais que todas as outras e em quantidades consideráveis. Não arranjaram explicação para este efeito mas talvez possa ter a ver com algum aparelho que possa aparecer na tv, ou a cor que está na moda em cada ano.

O que provocaram foi abrir todo o leque de cores e deixar na mão dos clientes escolher a cor que preferem, desta forma conseguiram chegar a nichos de mercado que não o conseguiriam fazer através das grandes superfícies.

Outras das características dos negócios online é permitir indexar/categorizar os produtos facilitando desta forma a procura por parte dos utilizadores dos tipos de músicas ou livros que gostam, e de fazer algo ainda mais inteligente como faz a Amazon, mostrar que livros foram comprados, por clientes que compraram o livro que o utilizador está a ver, permitindo desta forma aumentar possíveis compras com base em dados estatisticos de vendas passadas.

Por fim duas imagens uma que demonstra o porque de se chamar Long Tail e a outra um gráfico de dados estatisticos para mostra a importância dos mercados de nichos e dos produtos que não são vendidos nas grandes superfícies:

 

Statictics Image

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