Instalei ontem o Office 12 Beta numa VM, para começar a brincar com esta nova versão. Ainda só instalei as aplicações “clássicas” de Office, incluindo o Visio e o OneNote, e estou sinceramente impressionado com o que vi. As alterações de interface utilizador do Word, Excel, Access e PowerPoint são radicais, e vão surpreender muita gente. As outras aplicações da “suite” não apresentam novidades tão grandes, pelo menos em termos de interface.

Quando se pensava que não era possível inovar em termos de usabilidade deste tipo de suites Office… Vão ficar surpresos. O mais visível são as novas “toolbars” e menu de topo, mas também interessante é a possibilidade de se mudar a formatação do texto “in-place“, ou seja, as opções estão onde está o rato. Muito interessante. 🙂 Por mim, substituía já o Office 2003 por este.

Também estive a ver por dentro o novo formato do Word. Como já devem saber, o Word (e outros) está agora baseado num novo formato, em Xml. Os novos ficheiros Word têm a extensão docx, e são Zips de vários Xml. É possível fazer alterações no Notepad2, zipar, e abrir no Word. Não vi os ficheiros das outras aplicações.

Ainda não tive oportunidade de testar as componentes mais interessantes desta versão, nomeadamente o SharePoint v3 (e o seu fiel companheiro, o FrontPage 12 – que agora é uma espécie Sancho Pança do SharePoint), nem o Office/Groove Server, também incluídos no DVD: infelizmente, a VM tinha XP e não Win 2003 SP1. Volto a isto mais tarde.

jota

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here