Decorreu na passada semana entre os dias 12 e 14 de Março a edição deste ano do TechDays, o maior evento de tecnologia do país. Este evento juntou mais de 2000 profissionais na área das TI, tendo sido dadas mais de 150 sessões técnicas por 120 oradores, tendo sido claramente a maior edição deste evento. De seguida, deixo o meu testemunho relativamente às sessões a que tive oportunidade de assistir no 2º dia.

INT04 – Qual é o Contexto desta Conversação? Activando Conversações Longas em Serviços de Workflow. Serviços "Duráveis"

Orador: José António Silva, Microsoft

Tendo em consideração a natureza dos workflows onde uma instância de workflow pode estar activa durante um período de tempo longo ("long running instance"), é necessário desenvolver os serviços WCF de forma a suportar este tipo de cliente. Esta sessão abordou o tema de serviços "duráveis". Estes são um novo tipo de serviço da .NET Framework 3.5 que permite simplificar a persistência de estado numa "conversação" entre um serviço WCF e um cliente (ex: um workflow). O modelo de persistência do estado de um serviço WCF é em tudo idêntico ao de WF, sendo possível guardar o estado em BD, files system, etc . De forma a tornar um serviço WCF "durável" basta usar o prefixo "Durable" nos atributos da classe do serviço. Exemplo:

[Serializable]

[DurableService]

public class TextComposer : ITextComposer

{

    private string CurrentText ;

[DurableOperation]

    public string PowerOn(string text)

    {

        CurrentText = text;

        return CurrentText;

    }

}

Mais informação sobre "Durable Services" em http://weblogs.asp.net/gsusx/archive/2007/06/14/orcas-durable-services.aspx (post antigo mas com uma boa explicação) e em http://www.microsoft.com/uk/msdn/nuggets/nugget/270/Durable-Services-with-WCF-V35.aspx (screencast).

Algumas tools interessantes para WCF referidas durante a sessão:

Configuration Editor Tool – aplicação que permite que permite a edição das configurações de serviços WCF com uma interface gráfica (StartàRunà SvcConfigEditor). Mais informação em http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms732009.aspx.

WCF Test Client – aplicação que permite efectuar testes "offline" sobre serviços WCF (StartàRunà WcfTestClient). Mais informação em http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/bb552364.aspx.

Service Trace Viewer Tool – aplicação que permite a análise dos logs de mensagens geradas pelo WCF (StartàRunà SvcTraceViewer). Mais informação em http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms732023.aspx.

ARC01 – Software + Services: The Convergence of SaaS, SOA and Web 2.0

Orador: Beat Schwegler, Microsoft

Esta sessão retratou um tema muito em voga: o Software + Services. A sessão não teve qualquer demo, tendo tido uma componente bastante teórica, tendo sido iniciada com a referência a três conceitos importantes: SaaS (http://msdn2.microsoft.com/en-us/architecture/aa699384.aspx), SOA (http://msdn2.microsoft.com/en-us/architecture/aa948857.aspx) e Web 2.0 (http://twopointouch.com/2006/08/17/10-definitions-of-web-20-and-their-shortcomings/). Foram referidos alguns exemplos de modelos de negócio usados com S+S: Subscription/License Model, Advertisement Base Model (ex: Google). Foram dados ainda alguns exemplos de aplicações S+S: Eve Online (http://www.eve-online.com/), o Amazon S3 (http://www.amazon.com/gp/browse.html?node=16427261) e a British Library. Por fim, foram ainda referidos alguns exemplos concretos de implementação do S+S pela Microsoft:

  • Finished Services – Windows Live, Office Online
  • Attached Services – XBOX Live
  • Building Blocks – BizTalk Services

INT06: Viagem ao Centro da Núvem – O Internet Service Bus (ISB) e os BizTalk Services

Orador: João Pedro Martins a.k.a "Jota", Create IT

A sessão começou de uma forma muito interessante com o Jota a "provocar" a audiência com algumas ideias sobre a forma como será o mundo das aplicações no futuro como a transição de um mundo com "data centers" nas próprias empresas para um em que o "hosting" é feito por grandes empresas com super "data centers" dedicados a fazer o "hosting" de milhares de aplicações. Foi uma forma interessante de cativar desde início a audiência. Neste sentido, foram dadas algumas estatísticas interessantes como a previsão do aumento de número de servidores de hosting da Microsoft de 200000 actuais para 800000 em 2011, indo de encontro à adopção do conceito de Software como um serviço (S+S) com as aplicações a ser alojadas em "hosting" externo e serem expostas como serviços. Os BizTalk Services, são basicamente a visão da Microsoft da forma como as aplicações irão comunicação entre si no futuro, facilitando o desenvolvimento de aplicações orientadas a serviços (SOA). A ideia fundamental dos BizTalk Services é a de permitir a comunicação segura entre as aplicações das organizações através de firewalls.

COL07 – Microsoft Search Server 2008 – Introdução e Apresentação de Novas Funcionalidades

Oradores: Bruno Valente e Luís Calado, Microsoft

O Microsoft Search Server 2008 (MSS 2008) é a versão 2 do já existente "SharePoint Server for Search". As principais diferenças de para a versão anterior são:

  • Melhorias significativas na interface de administração
  • Pesquisa federada (a maior novidade)
  • Melhorias de performance e estabilidade
  • Pesquisa "cross-site" mesmo na versão Express (ao contrário do que acontecia antes)
  • Melhorias nos relatórios
    • Duração última indexação e da actual
    • Última indexação completa, etc

Vão existir duas versões do produto:

  • Search Server 2008 – versão paga que pode ser instalada num cenário de farm. Os clientes MOSS não terão custos adicionais para fazer o upgrade para MSS 2008.
  • Search Server 2008 Express – versão gratuita que apenas pode ser instalada num único servidor.

A principal novidade do produto é a pesquisa federada. A ideia passa por permitir a pesquisa sobre outros motores de pesquisa ou aplicações, integrada no SharePoint, sem ter que ter os conteúdos indexados no índice de SharePoint. Alguns dados sobre a pesquisa federada:

  • A única desvantagem é a inexistência de "ranking" dos resultados de pesquisa pelo facto de não estarem indexados.
  • Cada motor de pesquisa tem que ser configurado no SharePoint como uma localização federada.
  • A pesquisa é efectuada com base no standard OpenSearch (http://www.opensearch.org/Home) onde a query de pesquisa é enviada por URL. Ex: http://search.live.com/result.aspx?q=%7bsearchTerms%7d
  • Resultados de pesquisa devolvidos em XML

Existem duas web parts "out-of-the-box" para pesquisa federada:

  • Federated Results Web Part: mostra todos os resultados de uma localização federada
  • Top Federated Results Web Part: mostra os "top x" resultados de uma ou mais localizações federadas

Podem consultar as sessões do dia 1 aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here