Decorreu na passada semana entre os dias 12 e 14 de Março a edição deste ano do TechDays, o maior evento de tecnologia do país. Este evento juntou mais de 2000 profissionais na área das TI, tendo sido dadas mais de 150 sessões técnicas por 120 oradores, tendo sido claramente a maior edição deste evento. De seguida, deixo o meu testemunho relativamente às sessões a que tive oportunidade de assistir no 3º dia.

COL10 – Como Criar Soluções/Aplicações Utilizando o Open XML

Oradores: Marcos Santos (Microsoft), Susana Guedes (Microsoft) e Bernardo Antunes (Devscope)

Esta sessão abordou o tema do Open XML e de como este pode ser usado no desenvolvimento de aplicações. O Open XML pretende endereçar os seguintes problemas:

  • A informação é guardada em muitos formatos diferentes
  • Difícil trocar e guardar a informação
  • Diferentes aplicações usam formatos de documento de forma diferente

O objectivo passa por uniformizar o formato de documentos usado pelas aplicações de forma a facilitar a interoperabilidade na troca de documentos entre organizações. O Open XML é já o formato usado pelo Office 2007. Para quem não sabe, se renomear um ficheiro .docx como exemplo para .zip pode ver a estrutura interna do ficheiro, basicamente um conjunto de ficheiros xml.

Mais informações e demos de utilização do OpenXML em: http://openxmldeveloper.org e http://www.openxmlcommunity.org/.

ARC05 – Construção de Software+Services com a Plataforma Volta

Oradores: Daniel Fisher e Michael Willers, DevCoach

O tema desta sessão foi muito interessante. "Volta" é o nome de código de um projecto ainda em desenvolvimento por parte da Microsoft cujo objectivo é o de uma forma transparente e sem qualquer esforço de desenvolvimento compilar código de assemblies .NET (em qualquer linguagem .NET compliant) em código Javascript compatível "cross-browser". Detalhando um pouco mais o conceito, a ideia é desenvolver uma aplicação (cliente, serviços) em .NET e por meio de atributos definir se o código corre no cliente ou no servidor (basta incluir o atributo ["RunAtOrigin"]). O "Volta" vai gerar código javascript para a camada de cliente, web services para a camada de servidor e todo o código de "plumbing" (comunicação, serialização, segurança, etc) entre as duas camadas.

Basicamente, a ideia é desenvolver as aplicações em .NET do lado do servidor na nossa linguagem preferida e como output obter uma aplicação AJAX distribuída.

Mais informação pode ser obtida em http://labs.live.com/volta/.

WEB05 – ASP.NET Futures – Dynamic Data Controls and Astoria Services

Orador: Matt Gibbs, Microsoft (Blog: http://blogs.msdn.com/mattgi)

Esta sessão foi apresentada pelo Matt Gibbs que é Development Manager da equipa de ASP.NET da Microsoft e abordou algumas das novidades que irão estar presentes na próxima versão do ASP.NET. A sessão foi dividida em duas partes distintas:

  • Dynamic Data Controls
  • Astoria Web Data Services
Dynamic Data Controls

Os Dynamic Data Controls permitem a obtenção de forma dinâmica da estrutura da base de dados em tempo real e adaptar a sua apresentação automaticamente de acordo com a mesma. Estes controlos irão estar integrados como extensões na próxima versão do ASP.NET e vêm alterar o ciclo de desenvolvimento de uma aplicação ASP.NET "data-bounded". Antes tínhamos:

  • Criação do modelo de BD
  • Criação das páginas
  • Adição dos controlos às páginas
  • Adição lógica de validação

Com estes novos controlos e a com as novas templates de projectos existentes no Visual Studio 2008, teremos:

  • Criação do modelo de dados
  • Criação automática de um aplicação com base no modelo de dados
  • Customização da aplicação (alteração páginas .aspx e controlos .ascx base)

Mais informação sobre Dynamic Data Controls: http://quickstarts.asp.net/Futures/dynamicdatacontrols/default.aspx.

Astoria Web Data Services

Ainda em fase de protótipo (será designado por "ADO.NET Data Services"), a principal ideia é simplificar o acesso a dados através do consumo de serviços com base em URIs (http://quickstarts.asp.net/3-5-extensions/adonetdataservice/ConsumingDataService.aspx) e retornar os dados em formatos JSON (método de serialização mais simples para evitar o "overhead" do XML na troca de informação em web services – http://www.json.org/ muito ligado ao Javascript e AJAX) ou XML. Os serviços poderão ser consumidos tanto por AJAX ou por qualquer outro cliente non-AJAX (serviço WCF, aplicação web, aplicação Windows-Forms, etc).

Mais informação sobre Astoria Web Data Services em http://astoria.mslivelabs.com/ e http://quickstarts.asp.net/3-5-extensions/adonetdataservice/ADONETDataServicesFramework.aspx.

VST03 – Hardcore Debuging e Profiling de Aplicações .NET

Oradores: Filipe Prezado e João Loureiro, Microsoft

Foi mais a curiosidade que me levou a assistir a esta sessão, tendo-se revelado uma sessão bastante interessante, embora com um certo nível de complexidade. Basicamente, foram apresentadas as técnicas usadas pela equipa de suporte técnico da Microsoft para resolução de problemas aplicacionais em produção, tanto em cenários em que detêm o acesso remoto ao servidor como em casos em que tal não sucede. Algumas das ferramentas apresentadas foram: Mdbg, WinDbg (a mais conhecida), SOSAssistant, Hawkeye. Com base nestas ferramentas, foram apresentadas técnicas que permitiram a identificação de "memory leaks", efectuar o memory dump para ficheiro (útil em cenários em que não existe acesso remoto ao servidor) para posterior análise, entre outras. Uma sessão diferente mas interessante.

WEB04: MVC Framework on Future ASP.NET

Orador: Matt Gibbs, Microsoft (Blog: http://blogs.msdn.com/mattgi)

Esta foi a segunda sessão apresentada pelo Matt Gibbs sobre a futura versão do ASP.NET. Desta vez, foi apresentada a framework MVC para ASP.NET que é a implementação da Microsoft desta "pattern". Esta framework basicamente divide uma aplicação em 3 "roles":

  • Model (Modelo) – representa os componentes da aplicação que são responsáveis pela manutenção do estado da aplicação (os dados). O caso mais típico é a persistência do estado numa base de dados (ex: uma classe Client que representa os dados de uma tabela Client numa base de dados SQL Server)
  • View (Vista) – representa os componentes responsáveis pela camada de apresentação da aplicação
  • Controller (Controlador) – representa os componentes responsáveis pela interacção com o utilizador, manipulação do modelo e selecção da vista a utilizar. É o controlador que fica encarregue pela interacção com o utilizador e não a vista, sendo esta apenas usada para apresentação da informação

Um ponto importante a referir é que o MVC não vem substituir o modelo de desenvolvimento ASP.NET tradicional, apresentando-se antes como uma alternativa onde a ideia é haver uma maior separação de responsabilidades entre os componentes da aplicação.

As demos apresentadas não foram tão bem conseguidas quanto estava à espera, tendo ficado por explicar como exemplo a forma como são obtidos ou como são editados/inseridos dados numa base de dados (tipicamente a lógica será colocada no componente "Model").

Mais informação sobre o MVC em http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2007/10/14/asp-net-mvc-framework.aspx e http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2007/11/13/asp-net-mvc-framework-part-1.aspx.

Podem consultar as sessões do dia 1 aqui e do dia 2 aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here